domingo, 10 de abril de 2011

Aula - 29/03/2011 - 9º Ano- Continuação - Reações Químicas

Reações Químicas
Uma equação química é a representação gráfica de uma reação química. É representada com os reagentes à esquerda e os produtos à direita, separados por uma flecha. Exemplo:
\begin{matrix} H_2 + \begin{matrix} \frac 1 2 \end{matrix} O_2 & \rightarrow & H_2O \\
\left( Reagentes \right) & \rightarrow & \left( Produtos \right) \end{matrix} \,\!
Cada elemento é designado por um símbolo. Normalmente, o símbolo lembra o nome do elemento. Por exemplo, cloro = Cl, carbono = C e oxigênio = O. Porém, alguns elementos são tão antigos que possuem o seus nomes em Latim, a língua universal dos cientistas daquela época, como, por exemplo, aurum (ouro) = Au, argentum (prata) = Ag, cuprum (cobre) = Cu e plumbum (chumbo) = Pb. Os símbolos químicos sempre apresentam a primeira letra em maiúscula e a segunda em minúscula.

Ex: Co (Cobalto), Fe (Ferro).

As fórmulas químicas surgem quando unimos os elementos químicos de maneira a formar as substâncias. Por exemplo, quando queremos dizer água usando a linguagem química, escrevemos a fórmula H2O. Esse índice numérico indica a composição da substância. No caso da água, temos 2 átomos do elemento hidrogênio e 1 átomo do elemento oxigênio.
Na linguagem química, podemos associar as sentenças às equações químicas. Elas expressam por escrito o que ocorre em uma reação química; portanto elas devem representar o que ocorre antes e depois da reação. Por exemplo, para obter a água, o hidrogênio e o oxigênio têm que reagir.

Ex: H2 + O2 = H2O

As substâncias que estão à esquerda da seta (H2 + O2) são denominadas reagentes e as que estão à direita (H2O), de produtos. A seta indica o sentido em que ocorre a reação. Em Alguns casos é necessário designar em que estado estão os reagentes e produtos (s:sólido, l:líquido, g:gasoso e aq: solução).
Atividades: Ler o texto : Afabricação do Aço,  pág:46 e 47.

Nenhum comentário:

Postar um comentário