quarta-feira, 11 de maio de 2011

AULA - 05/05/2011 - 7º ANO - A TERRA ANTES DA VIDA

TEMA 4- A TERRA ANTES DA VIDA
A Terra primitiva apresentava caracteríticas diferentes das atuais.
*A Terra primitiva,
                     -Atmosfera primitiva,
- Os primeiros oceanos.


A terra primitiva e a origem da Vida

 

 A formação da Terra deu-se ao mesmo tempo que a formação dos planetas do Sistema Solar e do sol, à cerca de 4.600 M. Anos. Pensa-se que:


     - 1º Uma nébula com poeiras e gases contraiu-se pelas forças de atracção gravítica das partículas que dela fazem parte. Assim a sua velocidade de rotação aumentou muito, tal que a nébula ficou sujeita a duas forças: uma dirigida ao centro e outra perpendicular ao eixo de rotação, ou seja, respectivamente, a força de gravitação e a força centrífuga.

     - 2º De forma lenta esta massa teria começado a arrefecer e a ter um aspecto achatado em torno de uma massa muito densa e luminosa de gás, ao centro.

     - 3º Com este arrefecimento condensaram-se os materiais da nébula a grãos de acordo com a sua distância ao espaço intersideral.

     - 4º A força de gravitação dos corpos foi fazendo com que chocassem entre si os corpos maiores e se fundissem com outros mais pequenos, de forma a aumentarem de tamanho tal como existem hoje no Sistema Solar.

 

     - 5º Na Terra, mais concretamente, os materiais mais pesados e densos agruparam-se no centro da terra perfazendo 1/3 da massa da terra. Para o exterior da terra ficaram os mais leves.

     - 6º Para a formação dos continentes, a solidificação constante de lava, camada sobre camada, permitiu criar zonas de densidade diferentes. As águas das chuvas iriam fragmentar esta “crosta primitiva”. Estas chuvas eram provenientes dos gases libertados pelos vulcões (vapor de água). Estas chuvas arrefecendo os materiais iam acumulando-se, criando os oceanos primitivos. Estes gases provenientes do interior da terra deram início à formação da atmosfera primitiva.

 

Características essenciais à vida existentes no Planeta Terra:


     - distância ao sol adequada à formação e manutenção de água no estado líquido, permitindo a reciclagem contínua de Dióxido de carbono.

     - estabilidade das condições climatéricas (Efeito estufa),

     - a Terra tem um volume e densidade suficiente para reter a atmosfera.

Hipótese Oparin-Haldane – Origem da Vida


     Esta hipótese é a mais provável para explicar a origem da vida.

     . Segundo esta hipótese a atmosfera primitiva era constituída por hidrogénio (H2), metano (CH4), amoníaco (NH3) e vapor de água (H2O), sujeita á acção de fontes de energia como o sol, o calor da crosta terrestre, a actividade vulcânica a radioactividade e as descargas eléctricas (tempestades),os seus constituintes reagiam entre si originando os primeiros compostos orgânicos.

     . Estes compostos eram arrastados para os oceanos, onde se acumulavam dando origem à “sopa primitiva”.

     . Uma evolução química conduzia á formação de moléculas orgânicas mais complexas.

     . Estas moléculas agrupavam-se constituindo unidades individualizadas do meio, os coacervados, e que em condições ambientais próprias poderiam dar origem a seres vivos, seres procariontes, heterotróficos pois alimentavam-se de moléculas do exterior e anaeróbios pois não respiram oxigénio.

     Estas moléculas referidas eram aminoácidos que se juntavam a outros aminoácidos e davam origem a proteínas ainda não biológicas.
     A competição iria aumentando no meio, poderiam ocorrer alterações do metabolismo (reacções químicas existentes nas células, de forma a degradar moléculas para obter energia, transformação de matéria em moléculas que permitem a reparação de estruturas, o crescimento e a divisão celular). Destes seres que passavam a utilizar a luz solar para fabricar o seu alimento (Autotróficos), anaeróbios fotossintéticos.

     Com o aparecimento destes seres, começou a produzir-se o oxigénio, O2.

Cronologia do desenvolvimento de seres vivos:


     3.800 M.a. – Vestígios de vida com heterotróficos anaeróbios.
     3.000 M.a. – Bactérias autotróficas fotossintéticas
     2.800 M.a. – Cianobactérias
     2.000 M.a. – Acumulação de oxigénio atmosférico
     1.800 M.a. – Bactérias heterotróficas / autotróficas aeróbias (utilizam oxigénio)
     1.450 M.a. – Eucariontes sem clorofila
     1.400 M.a. – Eucariontes com clorofila
      670 M.a. – Pluricelulares eucariontes de corpo mole
      550 M.a. – Pluricelulares eucariontes com concha
      350 M.a. – Saída das águas destes animais para viverem na terra
ATIVIDADES DE OLHO NO TEMA: PÁG:69




   

Nenhum comentário:

Postar um comentário