quarta-feira, 11 de maio de 2011

AULA - 26/04/2011 - 9º ANO- ENERGIA NAS REAÇÃOES QUÍMICAS


TEMA 4 – ENERGIA NAS REAÇÃOES QUÍMICAS
Todas as reações químicas envolvem energia. Existem reações que liberam energia e reações que absorvem energia..
*A energia química.

-REAÇÃO ENDOTÉRMICA

Uma reação endotérmica é uma reação química cuja energia total (entalpia) dos seus produtos é maior que a de seus reagentes, ou seja, ela absorve energia (na forma de calor). Um exemplo do cotidiano é a decomposição da bauxita, para obtenção de alumínio, processo que exige grande quantidade de energia. Para estudantes e leigos nesta área. Processos endotérmicos são aqueles que, para sofrerem ou não algum tipo de reação ou transformação necessitam de ganhar energia...Quando há separação de um composto, energia deve ser fornecida a ele, sendo portanto uma reação endotérmica.

-REAÇÃO EXOTÉRMICA
Uma reação exotérmica é uma reação química cujo a energia é transferida de um meio interior ao meio exterior, assim esquentando o ambiente.Um exemplo disso é a reação de queima de produtos inflamáveis, como álcool ou a gasolina, que produzem muita energia não contida em seu meio.
Reação exotérmica: reação química que libera calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos menor que a energia inicial dos reagentes. Disso se conclui que a variação de energia é negativa.
Reação Endotérmica: reação química que absorve calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos maior que a energia inicial dos reagentes. Desta forma a variação de energia é positiva. Um exemplo de reação endotérmica é a decomposição da bauxita,para obter o alumínio.
  ATIVIDADES: DE OLHO NO TEMA: PÁG:51

Nenhum comentário:

Postar um comentário