quarta-feira, 11 de maio de 2011

AULA - 10/05 /2011- 9º ANO - LENDO OS TEXTOS

LENDO OS TEXTOS-EXPLORAR O PROBLEMA:
O QUE FAZER COM AS PILHAS?



LOCAIS ESPECÍFICOS FAZEM COLETA DE PILHAS E BATERIAS
Pilhas e Baterias de telefone celular devem ser descartadas em caixas coletoras específicas. Dessa maneira, os materiais serão reciclados, o que evita que produtos tóxicos atinjam o solo e contaminem o meio ambiente. Em Santos, a SEMAM (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) realiza campanhas de conscietização e informação sobre a importância da reciclagem e descarte adequado de pilhas e baterias. A cidade tem diversos postos de coleta (vide abaixo), onde os empresários encaminham o material para os respectivos fabricantes.
A determinação do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA é clara quando diz que o produtor é responsável pelo resíduo final, ou seja, ele precisa recolher os materiais depois de usados. A medida que regula o descarte destes produtos faz parte da Resolução 257 do CONAMA, de julho de 1999, que tem o objetivo de minimizar os riscos de contaminação.
As baterias de celulares contêm metais pesados, que, se não tratados adequadamente, podem poluir o meio ambiente, como é o caso do cádmio, chumbo e outros, afetando inclusive os lençóis freáticos. Os metais pesados, segundo os especialistas, podem provocar doenças nos rins, problemas neurológicos e mutações genéticas.
fonte: Jornal A TRIBUNA, Domingo, 28 de Dezembro de 2003
Boa notícia para aqueles que não sabiam o que fazer com pilhas usadas (não inclui baterias de celulares). Desde 2004, as 180 filiais da Drogaria São Paulo recebem esse material e o enviam para a Suzaquim - Empresa que recicla materiais químicos. Importante iniciativa para a preservação do meio ambiente.
SUGESTÕES PARA ARMAZENAR AS PILHAS USADAS EM CASA NAS GARRAFAS DO TIPO "PET"

Obs.: As baterias de celulares poderão ser entregues nas Lojas VIVO, conforme folheto informativo distribuído nas suas dependências.


 *FUMAÇAS VIOLÁCEAS
ATIVIDADES:INTERPRETANDO OS TEXTOS PÁG:57 E 59.


                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário