sábado, 21 de maio de 2011

AULA 05/05/20114- 8º ANO- DE OLHO NAS NOTÍCIAS

TEMA 1 -TEXTOS DIVERSOS:

Pele


Detalhe da pele humana.
A pele (cútis ou tez), em anatomia, é o órgão integrante do sistema tegumentar (junto ao cabelo e pêlos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas), que tem por principais funções a proteção dos tecidos subjacentes, regulação da temperatura somática, reserva de nutrientes e ainda conter terminações nervosas sensitivas.[1]

A pele é o revestimento externo do corpo, considerado o maior órgão do corpo humano e o mais pesado. Compõe-se da pele propriamente dita e da tela subcutânea[1].

 * PARTE DOS BENEFÍCIOS PROMETIDOS POR CREMES NÃO TEM COMPROVAÇÃO.

Vilões das rugas



Embora possa ser atenuado com o uso de cosméticos, o envelhecimento e o surgimento de rugas é em parte determinado pelos genes e fortemente influenciado pela exposição solar a que cada um se submete.



"A formação de rugas está relacionada à sensibilidade genética do indivíduo ao sol e ao tipo de exposição a que ele se submete --que depende muito do lugar em que ele vive. Na escala de tipos de pele, encontramos do tipo zero, o albino, ao seis, o negro. Um indivíduo claro e de olhos azuis que mora em Salvador, por exemplo, está no lugar errado para o seu tipo de pele. Mesmo que use todo o filtro solar do mundo, ele nunca vai ter a cor de um caiçara", diz Jayme de Oliveira Filho, doutor em dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo) e chefe do departamento de cosmiatria da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).



A receita para prevenir o envelhecimento inclui "evitar a exposição solar, ter boa nutrição e fazer exercícios diários", ensina Douglas Altechk, professor de dermatologia da Mount Sinai School of Medicine de Nova York e especialista em história da dermatologia. "O estresse é outro fator com um impacto negativo sobre o envelhecimento. Antioxidantes presentes em muitos alimentos ajudam na prevenção, mas é simplista demais pensar que eles podem reduzir o envelhecimentos sozinhos."



O cigarro também desempenha um papel de vilão no processo de envelhecimento. Isso ocorre porque uma das conseqüências do tabagismo é promover fissuras na pele, que aprofundam as rugas. "Nos fumantes, as rugas se tornam óbvias mais cedo", afirma John McGrath, professor de dermatologia molecular do King's College London e consultor-dermatologista do Saint John's Institute of Dermatology, em Londres.

BABA DE LESMA ESTRESSADA FAZ BONS COSMÉTICOS, DIZ PESQUISA

Foto: arte
Nossos ilustradores criaram o batom que já vem com uma lesma estressada
MADRI - Dermatologistas e farmacêuticos aprovaram a eficácia da baba de caracol para ser usada como cosmético. Mas advertem que, para que os produtos elaborados com estas secreções possuam as propriedades regeneradoras e antioxidantes que são atribuídas a eles, estas devem ser extraídas quando o animal está estressado.
A empresa Cantabria Farmacêutica elaborou um estudo, divulgado na semana passada, no qual aprova as virtudes dos cosméticos elaborados com estes moluscos, mas alerta dos riscos de comprar "produtos milagrosos" relacionados com a baba de caracol.
Estes produtos, sem fundamentos científicos e apoiados em campanhas de propaganda pouco rigorosas, confundem o consumidor e os profissionais da saúde, colocando em xeque as propriedades regeneradoras e a segurança dos clientes, diz o estudo.
Segundo a empresa, os critérios de qualidade exigidos aos produtos de baba de caracol para que garantam sua propriedade regeneradora são a fonte ou o tipo de caracol, o método de extração e elaboração, os componentes da baba, o aval científico e a existência de processos que garantam sua segurança e tolerância.
Por este motivo, os especialistas afirmam que nem todos os cremes de baba de caracol são iguais.
Para que estes cosméticos sejam eficazes, devem ser elaborados com a secreção que o caracol expele ao receber estímulos externos -como radiações ou estresse mecânico- para reparar sua pele e se proteger das agressões externas, e não com a baba que o caracol desprende em seus deslocamentos.
A secreção do caracol "cryptomphalus aspersa" obtida em estado de estresse é extremamente rica em proteínas e polissacarídeos, responsáveis por sua atividade regeneradora, e não tem nada a ver com a baba que o caracol expele em seu deslocamento, que não possui atividade biológica e cuja única função é permitir sua mobilidade.
A metodologia de obtenção da baba se aperfeiçoou até chegar à situação atual, com um sistema do qual se obtém uma secreção purificada que permite preservar a vida do caracol e que foi patenteada e comercializada por esta empresa farmacêutica.
Segundo um estudo realizado em 2004 com pessoas tratadas com baba de caracol, a redução progressiva e gradual da percentagem de pacientes com rugas finas é de 26,7% e de 45,5% para as rugas grossas. Também foi identificada uma significativa redução do aspecto envelhecido por causa do sol e da secura e aspereza da pele.
Além disso, houve uma melhora nos parâmetros de lisura, firmeza, flexibilidade e hidratação.


ATIVIDADES:
*TRABALHO: PESQUISA SOBRE OS PRODUTOS DE BELEZA MAIS VENDIDOS, SUA EFICACIA SEGUNDO O RÓTULO DE CADA PRODUTO , MARCA, ENTREVISTA COM ALGUM CLIENTE QUE USA O PRODUTO E SEUS RESULTADOSE APRESENTAR NA SALA, EM FORMA DE PROPAGANDA.


DE OLHO NO TEMA: PÁG:99.







Nenhum comentário:

Postar um comentário